O Fruto do Espírito

“Mansidão”


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22‭-‬23)

Mansidão: no dicionário, significa brandura de gênio ou de índole; brandura na maneira de expressar-se; suavidade. Biblicamente, é manter a calma mesmo em situações ruins e de muita pressão, não se deixando levar pelas emoções, mas agindo de forma sensata. Tendemos a acreditar que ser manso é ser “bobo” ou “aceitar tudo”, mas não é bem assim. Ser manso é ser sábio, humilde e obediente a Deus, como Jesus é (Mateus 11:29). A mansidão vem da submissão a Deus e sua vontade, confiando que ele vê tudo e sabe a melhor forma de proceder.


• A pessoa mansa trás calma e paz em situações tensas: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” (Provérbios 15:1). Ao invés de responder ofensa com mais ofensas como comumente vemos por aí, não devemos nos deixar vencer pela ira e pelo orgulho. Isto é, principalmente, quando formos falar em defesa do evangelho.
A Palavra diz para estarmos preparados para responder qualquer um que nos perguntar sobre a razão da nossa esperança, mas que devemos fazer isso de forma mansa e respeitosa, para que os que falam maldosamente se envergonhem (1 Pedro 3:15-16). Além disso, também diz que precisamos corrigir os que nos opõem com mansidão e esperança que Deus os leve ao arrependimento (2 Timóteo 2:25).


• Quem se ira muito rápido pode facilmente cair em tentações perigosas, então devemos buscar confiar no Senhor e não agir segundo os nossos sentimentos.
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (Tiago 1:19‭-‬20)

Logo, concluímos que a mansidão é uma virtude essencial para nós cristãos, tanto para um melhor relacionamento na igreja e fora dela quanto para darmos um bom testemunho. Quando deixamos Deus agir ao invés de tentar resolver sozinhos, vemos que a vontade dele é muito melhor do que a nossa e Ele é glorificado através de nossas vidas.

Deus abençoe sua vida!

Veja mais devocionais

Não Cesse seu Clamor

“Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele

Compartilhe este devocional

“Então, conheçamos e prossigamos em conhecer ao  Senhor” Oséias 6:3