O Fruto do Espírito

Amabilidade.


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22‭-‬23)

Ser amável ou exercer amabilidade: uma característica muito importante para nós cristãos e, em minha percepção, pouquíssimo falada.


• Afinal, o que é amabilidade?
Amabilidade é sinônimo de cortesia, delicadeza, educação, gentileza. Ser amável é agir com equilíbrio, estabilidade e compaixão para com os outros.
Acontece que todos nós ferimos e somos feridos pelas pessoas ao longo de nossas vidas, e podemos acabar carregando uma bagagem de mágoa conosco mesmo após conhecer a Cristo. O resultado é uma quantidade considerável de convertidos amargurados, com dificuldade de entender o amor do Pai e de amar verdadeiramente o próximo. Isso é algo que deve ser curado em nossos corações a medida que o relacionamento com Deus e a comunhão com a igreja vão crescendo. Um caráter amável é sinal de maturidade.


• Devemos ser amáveis com todos: “Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. (2 Timóteo 2:24)”. “Ao servo do Senhor” nos lembra que a motivação para agir amavelmente com o próximo é para glorificar o nome de Jesus, por isso nos sujeitamos a Ele e obedecemos.


• Provérbios 15:4 mostra a importância do falar amável, ressaltando como o modo que falamos tem influência em quem escuta: “O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”.
Logo, em meio a tantas pessoas egoístas que não se preocupam umas com as outras, se tratando mutuamente de qualquer modo, somos chamados por Deus a sermos amáveis independente de como queremos realmente agir: “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.” (Filipenses 4:5).
Peça ao Espírito Santo hoje que você possa agir amavelmente com todas as pessoas, de modo que as leve a conhecer também o amor do seu Salvador.

Deus abençoe sua vida!

Veja mais devocionais

Não Cesse seu Clamor

“Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele

Compartilhe este devocional

“Então, conheçamos e prossigamos em conhecer ao  Senhor” Oséias 6:3