“O Deus Imutável de Habacuque”

Hoje li o livro de Habacuque motivada por uma música cujo trecho mais conhecido do livro é o refrão dela.

“Ainda que a figueira não floresça…”

Fui entender o que se passou em todo o contexto, e temos o profeta Habacuque, sendo revelado ao que aconteceria com povo de Israel que tinha se esquecido de Deus e vivia segundo seus próprios ideais:

“Sua culpa, porém, é grande, pois têm como deus sua própria força” (cap. 01:11), e pedindo a Deus por um livramento para salvar o povo de Israel.

E Deus diz não. Isso mesmo, era da vontade de Deus não atender a tal súplica.

Habacuque entra em crise e pede novamente por livramento de Deus, e Deus nega, mas diz que a justiça seria feita sob o ataque que o povo de Israel receberia dos caldeus que também eram maus.

Percebo que estamos em um tempo em que o Deus justo, o Deus que não faz todas as nossas vontades não está tão em alta. Pessoas o colocam como o Deus do amor e apenas isso.

De fato, Deus é o Deus do maior amor do mundo, um amor que nenhum de nós jamais compreenderá.

Mas Deus também é um Deus Justo, que não faz todas as nossas vontades.

Uma característica que só o exalta mais; Cada vez mais encontramos gente falando de um deus distante da bíblia, moldado para o que você espera dele, moldado para aceitar todos os nossos pecadinhos de estimação, e acabam ensinando a viver uma vida em que amamos a esse deus pelo que ele pode nos dar ou fazer em prol do nosso sucesso pessoal, como se ele fosse o nosso empregado.

O Deus do tempo de Habacuque é o mesmo Deus de hoje, Ele não muda. Ele é bom, Ele é amor, Ele é justo, Ele nos corrige, nos disciplina e nos molda cada dia mais para um único propósito: Para que a glória Dele seja exaltada.

Ainda que os nossos desejos não se realizem, nossos projetos não saiam do papel, ainda que a gente se frustre, ainda sim nos alegramos, pois, a nossa vida está nas mãos do Deus que nos salvou, e dele depende toda a nossa força.

E quem disse que isso não é amor?‘’O SENHOR Soberano é minha força! ’’ – Habacuque 3:19

Danielly Oliveira

Veja mais devocionais

Não Cesse seu Clamor

“Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele

Compartilhe este devocional

“Então, conheçamos e prossigamos em conhecer ao  Senhor” Oséias 6:3